Sling faz mal à coluna?
Esta é uma dúvida que muitos pais expressam. Porém, ao contrário do que alguns possam pensar, o sling faz bem, pois respeita o formato da coluna dos bebês e simula um regresso ao útero materno. Assim, ajuda no desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, favorece seu tônus flexor e estimula o equilíbrio. Além disso, ajuda a prevenir problemas motores, como a displasia dos quadris. Alguns portas-bebê, contudo, fazem mal à coluna do bebê. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, onde nos últimos anos vêm sendo desenvolvidos uma série de modelos diferentes de carregadores, mostram que o sling é a melhor opção. "Os pais devem perguntar a si mesmos qual o mais confortável, deitar numa rede ou ficar pendurado num pára-quedas", exemplifica a fisioterapeuta e quiroprata Rochelle Cases, que estudou os danos causados à coluna por "cangurus" industrializados.
Segundo ela, os "cangurus" não podem ser usados sob hipótese alguma antes do bebê conseguir levantar a cabeça sozinho: o carregador deve dar suporte ao pescoço, sendo o sling a opção ideal para recém-nascidos, já que embala os bebês como os braços da mãe fariam, ao contrário dos carregadores verticais (tipo mochila), que podem gerar torcicolo e outras lesões. O carregador também não deve colocar a coluna do bebê recém-nascido numa posição "de pé": o bebezinho deve ficar deitado ou inclinado, com suporte em toda a extensão da espinha. Quando um bebê começa a querer ficar sentado e observar o mundo ao seu redor, por volta dos quatro meses de idade, o carregador deve permitir que ele se sente de pernas cruzadas para que o peso seja distribuído através das pernas e quadril, ao contrário do que acontece no estilo "canguru", que deixa as pernas dependuradas, obrigando a pelve e a coluna a suportarem todo o peso do corpo.
Saiba mais no artigo "Infant carriers and spinal stress", de Rochelle Cases
Leia sobre os temas desenvolvimento psicomotor do prematuro e displasia coxofemoral.
A partir de quando posso transportar o meu bebê no Sling?
Pode fazê-lo a partir do primeiro dia. Um bebê acabado de sair da barriga da mãe adora estar aconchegado ao seu corpo, sentindo o calor do corpo, os sons, e os movimentos que lhe são familiares.
Até quando posso transportar o meu bebê?
Os Slings são feitos para agüentar com um peso de cerca de 22 kg. Isto quer dizer que não é o tamanho do bebê que limita o uso do Sling, mas o peso que a mãe agüenta. O Sling pode ser usado durante todo o período em que der colo ao seu filho.
O meu bebê não será muito grande para ser transportado no sling?
A maioria dos bebês são transportados ao colo até pelo menos os dois anos de idade. Quanto mais crescem, mais difícil é transportá-los. Assim, quanto maior for o seu bebê, mais ajuda necessitará do nosso Sling, uma vez que este distribui o peso, de uma forma equilibrada pelas costas.
O bebê não está muito apertado?
Lembre-se, ele esteve nove meses de cabeça para baixo dentro de uma pequena “bola”. O mais natural e confortável para ele é estar aconchegado na sua nova barriga. Para novos adeptos do Sling, não tenha medo de elevá-lo e reposicionar. Por exemplo, se lhe parece que a espaço está muito apertada, retire-o e volte a colocá-lo seguindo os passos das instruções.
O meu bebê pode cair?
O Mammy Sling foi desenhado com um efeito de bolsa que mantém o bebê seguro. Em muitas culturas os pais efetuam todas a suas tarefas diárias com os seus filhos, transportados desta forma. Assim que se sentir confortável com o seu sling, vai sentir instintivamente o quanto seguro ele é.
E como dar de mamar do outro lado?
A maioria das mães considera mais fácil amamentar, com a cabeça do lado oposto às argolas. Para mudar o segundo peito ao seu bebê pode fazê-lo de duas formas: Mudar o Sling de lado, ou simplesmente virar o bebê dentro do sling.
Como devo lavar o meu Sling?
Os Slings podem ser lavados á máquina, seus tecidos são leves e fáceis de secar.
Dizem-me que não devo andar com o bebê ao colo no sling, pois "depois ele habitua-se ao colo e não quer outra coisa..."?
O colo não vicia, muito antes pelo contrário, é uma parte importante do desenvolvimento do bebê, que deve ser respeitada. Nos anos 70, era comum considerar-se que os bebês não deviam andar ao colo. Estas teorias estão totalmente postas de parte hoje em dia, sendo evidente os benefícios do contato com a pessoa que transporta o bebê, a todos os níveis de desenvolvimento. Sendo que reclamamos que o direito ao colo, é um direito elementar do seu filho.
Acho que ele fica com a coluna torta... Será verdade?
Os slings são a forma mais natural de transportar um bebê. Os estudos médicos existentes demonstram que não há qualquer tipo de conseqüência para a coluna do bebê, assim como para a sua postura.
O meu bebê é prematuro. Posso usar um sling?
Os bebês prematuros devem estar junto á mãe, sempre que possível. O sling deverá ser usado, a partir do momento em que o bebê não está ligado a tubos.
Qual é a diferença entre um sling tipo bolso (pouch) e um sling de argolas?
O sling tipo bolso consiste basicamente num cilindro fechado com a parte superior e inferior aberta, enquanto o sling de argolas, como o nome indica, é um pano, com duas argolas na ponta. O sling de argolas permite ser usado por pessoas de diferentes tamanhos, no entanto têm sempre que ser ajustado quando se coloca. O pouch é especifico para o usuário (por isso existem tamanhos), mas é só colocar o bebê, não é preciso ajustar nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário